top of page

Palmas para Jair Ventura


Jair Ventura é o treinador do Botafogo

O melhor time do Brasil atualmente é o Botafogo. Não em termos absolutos, já que o Alvinegro está no meio da tabela do Brasileiro, com 25 pontos e seis derrotas, enquanto o líder Corinthians ainda não perdeu e tem 22 pontos a mais. Mas proporcionalmente. Mas se levarmos em conta o investimento feito na equipe, o Botafogo é o que está colhendo mais frutos. Não apenas porque acaba de avançar às quartas-de-final da Libertadores, mas porque tem um time coeso, que joga motivado e mantém um padrão de jogo bom e eficiente.

Grande parte desse sucesso é mérito do técnico Jair Ventura. Com recursos limitados e ainda se recuperando de algumas gestões desastrosas, o Botafogo apostou em uma comissão técnica e jogadores de pouco destaque, mantendo a folha salarial modesta. Após a saída do técnico Ricardo Gomes, o então auxiliar Jair Ventura assumiu o comando do time em definitivo e completa um ano no cargo esta semana.

Já no segundo turno do Brasileirão 2016, o filho de Jairzinho mostrou que tinha um futuro promissor, levando o Botafogo a uma arrancada que culminou na classificação para a Libertadores. Este ano, era grande a desconfiança em relação ao time carioca na competição sul-americana. No entanto, já nas fases preliminares o Botafogo venceu dois adversários de tradição, Colo-Colo e Olimpia, além de Estudiantes e o atual campeão Atlético Nacional na fase de grupos. Agora nas oitavas, foi a vez de o também tradicional Nacional cair diante do Alvinegro. Tanto no Uruguai quanto na noite desta quinta-feira, no Nilton Santos, o Botafogo dominou o adversário, aproveitou as chances criadas e não perdeu o controle da partida.

O técnico Jair Ventura vem conseguindo criar opções táticas em um time que sofre com lesões, disputa três competições (está na semifinal de uma e nas quartas em outra) e que não teve orçamento para fazer super-contratações, como Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras, por exemplo. Mesmo quando sai atrás no placar, o Botafogo parece manter a calma e seu padrão de jogo. Além disso, o treinador tem o respeito e a admiração dos jogadores, de quem consegue tirar o melhor rendimento. Quem diria que Rodrigo Pimpão e Brenner estariam um dia brigando pelas artilharias da Libertadores e da Copa do Brasil, respectivamente?

Não conheço o trabalho do treinador botafoguense de perto, mas me parece que o aspecto motivador, muito importante no futebol e, principalmente, em torneios mata-mata, também seja outro ponto forte do treinador. Fora de campo, Jair Ventura se mostra mais educado e bem preparado que muitos treinadores que estão no circuito há dez anos ou mais. Fala bem nas coletivas, é articulado, foge do "mais do mesmo" tão comum no futebol e não é defensivo no trato com a imprensa.

Diga-se de passagem: que Jair Ventura e o também novato Fábio Carille comandem os melhores times do país neste momento (comparativamente ao investimento feito na equipe e também em termos absolutos) diz muito sobre os técnicos de futebol do Brasil.

Crédito: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

You Might Also Like:
bottom of page